Jung, Daimon e a felicidade!

Somos Luz e Sombra.



Enquanto diariamente a sociedade nos cobra para sermos mais felizes - e resume a felicidade em banalidades - a nossa tendência enquanto seres humanos é fugirmos da dor. . Procuramos velocidade no estancar do sofrimento. Não é à toa! Somos também cobrados por essa mesma sociedade a um estado, capitalisticamente falando, funcional de Ser. . Sem romantizar a tristeza e o sofrimento - todos nós sabemos o quanto pode ser difícil estados de mergulho na sombra - temos que compreender que, apesar dos pesares, ela nos ensina muito sobre felicidade. . Nesses estados, entramos mais profundamente em contato com o que Jung chama de daimon . . "Daimon em grego significa demônio. No entanto, longe de ter uma atribuição maligna, o daimon simboliza a entidade mais alta do ser humano. Na ética de Aristóteles, ele era a Virtude e a Sabedoria em seu aspecto mais prático. Jung, enquanto isso, explicou que o daimon vive em nosso inconsciente. Ele guia muitos dos nossos atos, nos impele, sussurra ideias, inspira e dá voz à nossa intuição. No entanto é comum nos afastarmos dessa voz interna." . O sofrimento vem quando nos afastamos do nosso daimon. O mesmo sofrimento, no entanto, nos empurra face a face para encará-lo. É um movimento dicotômico, ao mesmo tempo que, complementar. . O embate acontece quando percebemos os desafios que temos para darmos passos rumo à realização dos nossos propósitos mais íntimos. Apresentam-se os dilemas: ser ou não ser, fazer ou não fazer, agir ou não agir. Estabelece-se um choque entre o que nosso daimon quer e o que o ambiente à nossa volta permite realizar.

. Frente à esse impasse, Jung nos trás a importância da CORAGEM para alçarmos vôos rumo ao encontro com a nossa essência.

O risco de algo não sair bem, no entanto, sempre existirá. Kant, em paralelo, nos lembra: para sermos felizes, precisamos aprender a ser inteligentes!

Ou seja, devemos ser capazes de escolher os meios apropriados para alcançar o maior bem-estar possível. .

Nesse sentido, não há outro caminho senão o autoconhecimento.

A arte é uma incrível ferramenta a possibilitar esse diálogo. .

(...)


Jung, esse mesmo cara que eu tanto admiro, em 1960 foi entrevistado por Gordon Young. Ele lhe perguntou:


“O que você considera ser mais ou menos os básicos fatores que fazem a felicidade na mente humana ? ”


Ele respondeu:

1. Boa saúde física e mental; 2 . Boas relações pessoais e íntimas , como os do casamento, da família e amizades; 3. A faculdade de perceber a beleza na arte e na natureza; 4 . Padrões de vida razoáveis e trabalho satisfatório; 5 . Um ponto de vista filosófico ou religioso capaz de lidar com sucesso com as vicissitudes da vida.


Jung, sempre consciente do paradoxo, acrescentou: “Todos os fatores que são geralmente assumidos para fazer a felicidade pode, em determinadas circunstâncias , produzir o contrário. Não importa como ideal a sua situação possa ser, ela não garante necessariamente a felicidade”.


Chamo a atenção para a nº 03. Olhem que importância Jung deu à contemplação! A gente corre tanto e acaba esquecendo de simplesmente contemplar. E para dar aquela estimulada à contemplação, convido vocês à passearem na lojinha .


A lojinha da Eu te dou a Minha Paz é um espaço de contemplação.


Tanto porque nasce a partir das minhas contemplações sobre a Vida e a Natureza, quanto porque é uma parte de mim a qual abro às portas para a contemplação!


Lá vocês podem não só contemplar meus feitos artísticos e poéticos, como também adquiri-los.


Eu acredito que a Arte transforma. Ela me transforma todos os dias. Transforma os espaços para onde seguem. Transforma os espaços internos que conseguem tocar. Trás paz, cor e alegria para um mundo que anda sedento de Amor!


PS. Adoro receber os comentários e feedbacks de vocês. Cresço, aprendo e evoluo pra caramba com eles. Então se vc veio até aqui e leu todo o texto, não custa nada me deixar um hello contando sobre o que você achou disso tudo né nón? =*

INSCREVA-SE TAMBÉM NA MINHA NEWSLETTER E FIQUE SABENDO DE TUDO O QUE ROLA EM PRIMEIRA MÃO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • whatsapp
  • mail-2

© 2020 . eutedouaminhapaz

ETDMP_2020_Logo.png
0