• Isabella Stephan

Mentoria Farol - uma jornada criativa para acessar a coragem, a alegria e a amorosidade interior.

Atualizado: 28 de fev.



Eu sei o que você costuma fazer com os sentimentos que costumamos chamar de “ruins”, tipo: o medo, a raiva e a tristeza…




Ela é escondida em um lugar longe e profundo para que você nem tenha que se lembrar que ela existe. Nessa caixinha pode haver também outros sentimentos que talvez você nem mesmo saiba nomear.


Mas eles estão lá!


A gente guarda lá porque na maioria das vezes, não sabemos o que fazer com eles.


Não sabemos como expressá-los (e às vezes nem que devemos fazer isso) e duvidamos da nossa capacidade de cuidar deles.


Fato é que seja de maneira consciente ou inconsciente, eles são deixados no escuro.


Nós podemos pensar que se eles ficarem lá, do lado de cá estaremos bem e protegidas.


Mas a verdade é que existem consequências quando não cuidamos desses sentimentos. Eles ficam nos assombrando e muitas vezes aparecem na forma de ansiedade, irritabilidade, falta de vitalidade, estresse ou depressão.


Pensando em oferecer uma experiência acolhedora de cuidado com esses sentires eu criei a Mentoria Farol.


Reuni a minha vasta experiência na área de trauma e resiliência, os conhecimentos que adquiri a partir da minha formação em Arteterapia Junguiana e estudos paralelos em áreas como arte, criatividade e psicologia junguiana.


Parti para a criação dessa Mentoria a partir de uma imagem que me veio muito fortemente à cabeça: a imagem de um Farol! Era exatamente ISSO que eu queria que essa mentoria fosse.




A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar.
Erico Veríssimo.









O Farol nos remete à segurança. Ele é Luz (e não uma luz qualquer) mas uma luz que irradia à lugares muito longínquos, quase remotos servindo de direção aos navios. Para adentrar às águas turbulentas da tristeza, do medo e da raiva eu não só precisava mas QUERIA uma luz de Farol.


Simbolicamente, o mar está associado à cura, à uma imensidão de vida e nos desperta profunda admiração. Por outro lado, o mar também é um lugar de perigos e incertezas, agitação e as suas profundezas representam a própria escuridão.


Faróis são construídos em torres altas para que possam ser facilmente avistados. A simbologia dos faróis está relacionada ao caminho de luz que guia a humanidade na vida. Os faróis apontam para o destino ou o lugar para onde se quer chegar.


Para os pescadores e navegantes, a luz do farol também pode significar a volta para a casa ou ainda pode guardar em si a mágica da comunicação por "telepatia"ou imaginação com seus familiares. Um olha de cá, outro de lá e então as saudades se encontram - acolhendo-se uma à outra.


- Agora conta mais um pouco sobre a mentoria, Isa!

Não há despertar de consciência sem dor. As pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.
(Carl Gustav Jung)

Conto sim. Mas antes de mais nada eu queria lembrá-las que absolutamente todas nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas que nos empurram ao encontro da nossa própria sombra. Você não está sozinha nessa! 


Jung nos fala que assim como a Luz, a sombra é parte de nós


Ela fica lá nos submundos do nosso inconsciente e comunica os aspectos mais selvagens e primitivos do nosso Ser. 


É na sombra que os sentimentos como o medo, a tristeza e a raiva podem ficar represados quando não permitimos que eles fluam criativamente.


Mas essa descoberta não é para levar ninguém à culpa.


Socialmente e também em nossas histórias pessoais somos ensinadas que esses sentimentos devem ser rechaçados ou até punidos. No mínimo, varridos para debaixo do tapete... Só que quando a gente finge que eles não existem ou quando negligenciamos o cuidado com eles, a gente acaba se afastando também da nossa natureza instintiva e consequentemente de uma parte de quem somos, em essência. 


A Mentoria Farol surgiu para ser luz frente à esses sentimentos e para dar uma forcinha à sua criatividade para que com a ajuda dela você possa olhar de uma forma mais leve para esses sentimentos. Não é objetivo da Mentoria Farol invocar todas as suas dores do passado. Isso não é necessário para que a gente possa cuidar desses sentimentos. A cura nem sempre envolve a dor.


- Que fera, Isa! Explica mais...

  • · A Mentoria Farol é um processo profundo e intenso de auto-conhecimento realizado em grupo e exclusivo para mulheres. Nos encontros, trabalharemos de forma leve, segura e criativa com sentimentos como o medo, a raiva e a tristeza mas também percorreremos os mares da alegria, coragem e amorosidade interior.


  • Ela é composta de 8 (oito) encontros, que têm a duração de 2:30hs a 3:00hs - a depender da interação do grupo. Os encontros acontecem de forma 100% online, em plataforma de webconferência Zoom.


  • Todo o material em slides utilizado nos encontros é disponibilizado à vocês para consultas futuras.


  • ·Na mentoria, você terá a oportunidade de vivenciar a Arte de um lugar diferente – não atrelada à técnica, sem certo x errado, bonito x feio. A Arte é a ferramenta que facilitará o teu acesso ao inconsciente e que vai te instrumentalizar para compreender e lidar com concretude e clareza c/ os seus sentimentos – dos mais gostosos aos mais difíceis.


  • ·Além de diversas técnicas expressivas (desenho, pintura, colagem, oráculo, visualização, música, poesias, vídeos, etc.) eu levo também à vocês conhecimento teórico sobre psicologia junguiana numa perspectiva de psicoeducação trazendo uma nova visão filosófica que poderá, te ajudar a olhar para a vida e para a complexidade de si mesma, de um jeito diferente.



Ao final você:


  • estará mais consciente sobre a forma como o medo, a tristeza e a raiva atravessam a sua vida - mas também experimentará o prazer da alegria, coragem e amorosidade interior;

  • fortalecerá habilidades emocionais para lidar com esses sentimentos;

  • sentirá na pele o alívio de sintomas físicos e emocionais

  • irá desbloquear crenças de que esses sentimentos são sempre ruins - o que, por sua vez, trará mais auto-aceitação e sentimentos de auto-valor.


  • · Irá adquirir conhecimentos importantes sobre a psicologia junguiana, história da Arte, mitologias, etc. que passarão a atuar como referências na sua jornada existencial. Esse conhecimento vai colocar em palavras coisas que ficam aí pairando na sua psique dificultando o seu processo de desenvolvimento pessoal e te levará à uma compreensão mais clara e objetiva de si mesma;


  • · Trabalhará com diferentes técnicas artísticas à partir de um lugar que NÃO está atrelado à técnica (sem certo x errado / sem bonito x feio) e aprenderá que elas podem ser ferramentas muito importantes no cuidado cotidiano com as suas emoções;


  • · Se sentirá mais plena e em paz com toda a sua diversidade e complexidade interior, percebendo-se mais próxima e alinhada com a verdade da sua Alma;



  • · Conhecerá e criará laços com outras mulheres, de diferentes lugares do país vivenciando o verdadeiro poder do afeto em sentir-se acolhida, não julgada e conectada com um grupo;



  • · Ao resgatar a sua criatividade verá como a sua vitalidade irá aumentar: trazendo à tona um estado de poesia e uma maior proximidade com a energia do prazer.


Além de tudo isso, vocês ainda ganham alguns bônus!


1. Uma hora de atendimento individual em Arteterapia Junguiana para trabalhar o tema que você quiser.


2. Um voucher de 15% de desconto na minha Oficina Respiro: aquarela e poesia à serviço da contenção e da fluidez das emoções.



3. Um e-book com toda a bibliografia utilizada e diversas outras fontes como vídeos, filmes, poemas, obras de arte, links para sites) que me serviram de inspiração para o processo de construção da Mentoria Farol.



4. Ilustrações do meu ateliê serão enviadas pelos correios para o seu endereço como um mimo que te lembre dessa jornada. Elas serão escolhidas intuitivamente e a partir da sua vivência pessoal no processo da Mentoria.

5. O meu e-book de poesias para vocês se deliciarem e adicionarem uma dosezinha de encanto à mais na vidinha de vocês.


6. Certificado de participação na Mentoria, todos os slides disponibilizados para consultas posteriores e o conteúdo programático contendo os principais pontos trabalhados.


- Quero fazer parte, Isa! Como faço?


ATENÇÃO!

Nesse momento, e só poderei oferecer DEZ vagas. Você deverá, por meio de um formulário refletir junto comigo se esse programa é para você.


A partir desse formulário, haja vista o grande número de mulheres que estão recebendo o convite para participar eu precisarei fazer uma seleção.


São apenas 10 vagas!

Essa já é a 5a (quinta) edição da Mentoria Farol e as inscrições ficarão abertas APENAS até o dia 14/03.


Nossos encontros acontecerão sempre às quintas-feiras e se iniciarão às 18:45hs. Os encontros serão nos dias 17/03, 24/03, 31/03, 07/04, 14/04, 21/04, 28/04 e 05/05.


Infelizmente, eu não consigo prever quando haverá uma próxima edição da mentoria.

Para ir até o formulário e refletir se esse programa é realmente para você, clique AQUI ou no botão abaixo:





Fique tranquila que todos os valores estão no formulário!



Confira abaixo alguns prints de depoimentos de mulheres que já vivenciaram essa experiência (arraste para ler todos):






E lembre-se: se ficou qualquer dúvida, é só mandar um e-mail para mim em trabalhoseutedouaminhapaz@gmail.com.


Um beijo grande!


Torcendo por aqui para que vocês participem comigo dessa jornada!!!


Abraços,

Isabela.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo