Oficina Respiro - uma vivência arteterapêutica com técnicas de aquarela.

Foi na quarentena que eu dei início às oficinas online de aquarela. Ela surgiu para honrar tudo o que essa técnica maravilhosa me proporcionou. Esse já é o terceiro mês que ela acontece nesse formato (antes da pandemia, as oficinas aconteciam no nível presencial).


Eu quis honrar a aquarela porque foi exatamente ela que me re-conectou de forma mais profunda ao mundo da arte em uma das aulas que tive ainda quando estava em formação no curso de pós-graduação em arteterapia junguiana. Eu brinco que o contato com a aquarela foi um grande portal para mim! Um portal que abriu todo um novo caminho de possibilidades relacionadas ao cuidado comigo mesma. Naquele momento, foi o contato na prática com o deixar fluir e a observação da beleza que podia se formar a partir desse movimento que tocou meu coração.


Desde então eu passei a acreditar que todxs deveriam experimentá-la e sentir o prazer que ela trás. A Oficina Respiro a ser um respiro nesses dias pan"dêmonicos"! Um momento que você dedicará para o cuidado da sua Alma, acompanhada de outras mulheres também em busca de se conhecer e sob a minha condução. Acho que a maioria aqui já sabe, mas é sempre bom reforçar que eu sou Arteterapeuta Junguiana o que significa que a base teórica que subsidia meus conhecimentos é a teoria analítica junguiana.


Talvez por ser um material de conexão ao elemento água, a aquarela tenha um poder tão grande de nos afetar! Na linguagem simbólica, Jung falava que a água é o elemento que comunica aspectos relacionados às nossas emoções.


Em uma pesquisa feita em um Dicionário de Símbolos, me deparei com a riqueza simbólica do elemento água. Ele me trouxe que:


(...) a água fala da origem da vida, da fecundidade, da fertilidade, da transformação, da purificação, da força, da limpeza. Em muitas religiões, ela se relaciona a purificação e a cura. No catolicismo, ela está presente na forma de "água benta" em muitos rituais. No batismo ela lava os sujeitos do pecado original. No espiritismo, bebemos "água fluidificada" para obter curas físicas, emocionais ou espirituais. No hinduísmo, em dia de ano-novo a água serve para a limpeza e purificação das imagens rituais do divino e dos fiéis. No Taoismo a água é um elemento associado ao feminino, portanto Yin e simboliza a sabedoria, as virtudes. No folclore judaico, no momento da criação do mundo, Deus dividiu as águas em inferiores e superiores para distinguir o feminino do masculino. Na Mitologia Egípcia, "Num", o mais antigo Deus Egípcio, simbolizava a água, de onde emergiu a criação sendo suas qualidades: a turbulência, a escuridão e a falta de limites. A água é também um símbolo do Gênese, do nascimento, e para os Vedas é chamada de "mâtrimâh", que significa "a mais materna". Nos mitos dos heróis ela está sempre associada ao seu nascimento ou renascimento. Na arte, a água pode simbolizar o inconsciente, sendo que o ato de entrar na água e dela sair, possui uma analogia com o ato de mergulhar no inconsciente; enquanto que ser lançado à água é similar a ser entregue ao seu próprio destino.


Todas essas são referências que podem nos auxiliar em uma maior compreensão tanto de nós mesmxs quanto do próprio poder que esse elemento carrega em si. Jung se interessava por estudar aspectos das religiões e das culturas, das mitologias, das lendas, dos contos e da história, relacionando-os ao seu conceito inconsciente coletivo. [Mas esse já é assunto para um outro post pq dá pano pra manga!] O importante agora é sabermos que além dessas características arquetípicas, presentes no elemento água, há também conexões simbólicas que se estabelecem feitas a partir do nosso inconsciente pessoal - estas por sua vez relacionadas aos pensamentos, sentimentos, sensações, intuição, e a história de vida de cada um!


Pegando esse gancho, para falar mais sobre a oficina destaco que o conteúdo que trabalharemos nela busca estabelecer um diálogo conduzido pela arte e feito com as participantes a partir de dualidades inerente à vida: controlar x fluir, conter x permitir, segurar x soltar, prender x libertar.


Há uma série de propriedades na aquarela que permitem um trabalho profundo com a psique humana. Essas propriedades tem seu efeito ampliado (e muito) quando as experiências são guiadas por um profissional da arteterapia junguiana e na oficina eu estarei ali 100% disponível para vocês norteando-as e amparando-as com reflexões e perguntas que te instigarão a ter insights sobre si mesma.


Conheça algumas das possibilidades que esse material nos permite vivenciar:




Já deve ter dado para perceber que na arteterapia o grande lance é proporcionar ao cliente o contato com o seu inconsciente, resgatando as mensagens (de luz e de sombra) que são trazidas à consciência a partir da interação que se dá entre sujeito, processo criativo e obra criada. Por meio da manipulação dos materiais artísticos e do uso de diferentes técnicas expressivas esseé um processo que, no geral, flui com alegria, ludicidade e prazer.


E como um plus (porque na arteterapia a gente não trabalha com a arte a partir desse lugar da estética) eu vou levar até vocês algumas técnicas de aquarela. Vamos fazer experimentos mágicos e vocês conhecerão algumas das incríveis possibilidades desse material. Nesse sentido é válido ressaltar que a intenção de apresentar tais técnicas, se deve ao desejo de explorar a aquarela como uma técnica que - apesar de não ser 100% obediente aos nossos comandos - pode SIM oferecer possibilidades terapêuticas junto a função mais racional do Ser. A técnica e a ativação da função pensamento pode nos ajudar à conseguir as contenções necessárias, no papel e na Vida no geral.


Confira alguns dos depoimentos trazidos por mulheres que já fizeram essa oficina comigo.




Receber cada um desses depoimentos foi muito emocionante e só fez com que a minha vontade de seguir sendo instrumento para o despertar desse cuidado crescesse.



Além disso eu queria dizer que não precisa ser artista nem ter qualquer contato prévio com arte para participar dessa e de qualquer outra atividade de arteterapia. Apesar disso, se vc é super artistona você pode (e deve) participar pois o grande objetivo é terapêutico. Artistas tendem a achar incrível a possibilidade de liberdade que a Arteterapia é capaz de oferecer - exatamente pois nela a gente NÃO está em busca de resultados estéticos.


Se você tem interesse em participar dessa oficina, saiba que ela acontece mensalmente. Assinando a minha newsletter você fica sabendo com antecedência não só dessa oficina, mas também de tudo mais que acontece por aqui. Além do mais eu estou sempre disponível no direct, e-mail ou zap zap.


Vamos lá, se inscrever?!





INSCREVA-SE TAMBÉM NA MINHA NEWSLETTER E FIQUE SABENDO DE TUDO O QUE ROLA EM PRIMEIRA MÃO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • whatsapp
  • mail-2

© 2020 . eutedouaminhapaz

ETDMP_2020_Logo.png
0