Oficina Respiro - uma vivência arteterapêutica com técnicas de aquarela.

Atualizado: há 20 horas


Foi na quarentena que eu dei início às oficinas online de aquarela. Ela surgiu para honrar tudo o que essa técnica maravilhosa me proporcionou. Esse já é o segundo ano no qual eu realizo, mensalmente, essa oficina. E nesse post aqui do blog eu vou contar um pouquinho mais para você sobre essa experiência criativa que eu criei para:


Nessa experiência, eu, Isabella Stephan, Assistente social, arteterapeuta Junguiana, artista, poeta e estudiosa da teoria analítica de Carl Gustav Jung - mas também mãe, mulher, Vida em constante busca por desenvolvimento pessoal, tenho como desejo:

  • Levar conhecimento introdutório sobre a Aquarela para vocês;

  • Proporcionar uma experiência de cuidado, cura e transformação, especialmente no que tange ao equilíbrio entre duas necessidades humanas - a necessidade de contenção e a de fluidez.


Eu quis honrar a aquarela porque foi exatamente ela que me re-conectou de forma mais profunda ao mundo da arte em uma das aulas que tive ainda quando estava em formação no curso de pós-graduação em arteterapia junguiana. Eu brinco que o contato com a aquarela foi um grande portal para mim! Um portal que abriu então novas possibilidades relacionadas ao cuidado comigo mesma.


A aquarela que me seduziu com todo o seu potencial de amparo à expressão e maturação das minhas emoções, ajudando-me então a me auto-regular melhor na Vida. Desde então eu passei a acreditar que mais mulheres deveriam experimentá-la e sentir o prazer que ela trás.


A Oficina Respiro tem tudo haver com o nome!


Ela quer ser uma pausa na sua rotina, um momento de contato consigo mesma, uma inspiração do Novo e exalação do que já não lhe serve mais.


Ela quer oportunizar tempo e espaço para acolher o Sossego, o cultivo do Prazer e transbordamentos da magia que a Sua criatividade é capaz de oferecer.


Por ser um material de conexão ao elemento água, a aquarela tem um poder imenso de nos afetar! Na linguagem simbólica, Jung falava que a água é o elemento que comunica aspectos relacionados às nossas emoções.


Em uma pesquisa feita em um Dicionário de Símbolos, me deparei com a riqueza simbólica do elemento água. Ele me trouxe que:


(...) a água fala da origem da vida, da fecundidade, da fertilidade, da transformação, da purificação, da força, da limpeza. Em muitas religiões, ela se relaciona a purificação e a cura. No catolicismo, ela está presente na forma de "água benta" em muitos rituais. No batismo ela lava os sujeitos do pecado original. No espiritismo, bebemos "água fluidificada" para obter curas físicas, emocionais ou espirituais. No hinduísmo, em dia de ano-novo a água serve para a limpeza e purificação das imagens rituais do divino e dos fiéis. No Taoismo a água é um elemento associado ao feminino, portanto Yin e simboliza a sabedoria, as virtudes. No folclore judaico, no momento da criação do mundo, Deus dividiu as águas em inferiores e superiores para distinguir o feminino do masculino. Na Mitologia Egípcia, "Num", o mais antigo Deus Egípcio, simbolizava a água, de onde emergiu a criação sendo suas qualidades: a turbulência, a escuridão e a falta de limites. A água é também um símbolo do Gênese, do nascimento, e para os Vedas é chamada de "mâtrimâh", que significa "a mais materna". Nos mitos dos heróis ela está sempre associada ao seu nascimento ou renascimento. Na arte, a água pode simbolizar o inconsciente, sendo que o ato de entrar na água e dela sair, possui uma analogia com o ato de mergulhar no inconsciente; enquanto que ser lançado à água é similar a ser entregue ao seu próprio destino.


Todas essas são referências que podem nos auxiliar em uma maior compreensão tanto de nós mesmas quanto do poder que esse elemento carrega em si. Jung se interessava por estudar aspectos das religiões e das culturas, das mitologias, das lendas, dos contos e da história, relacionando-os ao seu conceito de inconsciente coletivo. [Mas esse já é assunto para um outro post pq dá pano pra manga!] O importante agora é sabermos que além dessas características arquetípicas, presentes no elemento água, há também conexões simbólicas que se estabelecem feitas a partir do inconsciente pessoal - estas por sua vez relacionadas aos pensamentos, sentimentos, sensações, intuição, e à história de vida de cada uma!






Pegando esse gancho, para falar mais sobre a oficina quero deixar bem claro aqui para vocês o que é que eu ofereço como oportunidade para você nesse encontro.




Ao final do encontro você terá:


Aprendido técnicas simples de aquarela que lhe permitirão compreender como esse material se comporta de um jeito diferente em meios úmidos e secos,


Com as técnicas aprendidas você será capaz de pintar fundos coloridos, galáxias, fundos de mar, céu, fazer degradês de uma única cor e de cores mistas, aprenderá o efeito “splash”, esguicho, entre outros que lhe ajudarão a criar verdadeiras obras de Arte à partir da sua intuição;


  • Conhecido um pouco mais sobre a Arteterapia Junguiana e sentido na pele alguns de seus efeitos positivos na psique humana.


  • Integrado aspectos do seu inconsciente à sua consciência, em especial no que tange às habilidades e necessidades de contenção e fluidez das emoções e de seus movimentos de expansão e retração;


  • Realizado uma meditação especial, que lhe permitirá acessar lugares preciosos da sua Alma;


  • Pintado uma Aquarela Intuitiva, a partir das vibrações do seu coração. Essa Arte poderá revelar segredos importantes sobre você mesma.


  • Redigido uma carta a partir da Voz que emerge do seu Centro Sagrado de Cura: o Self. Essa carta selará todo o processo vivenciado e você então poderá olhar com muita concretude para aspectos, até então desconhecidos, da sua Alma.


  • Terá conhecido mulheres de diferentes lugares do Brasil (e por vezes, até do mundo!), com as quais você certamente realizará trocas ricas, profundas e verdadeiras.


  • Você poderá contar também com as minhas contribuições acerca do processo vivenciado por você. Acolhimento, não julgamento, sigilo e leveza são características que me amparam enquanto no papel de Arteterapeuta Junguiana. Juntas poderemos, quem sabe, aprofundar um pouquinho mais sobre o seu processo criativo e possíveis símbolos/imagens que surgem a partir da sua Criação.




Apesar da primeira parte da oficina ser dedicada à introdução de aspectos técnicos da aquarela, quero reforçar que o objetivo principal dela NÃO é estético. Trata-se de uma instrumentalização para que você conheça e se aproprie do material, compreendendo algumas das suas diferentes possibilidades plásticas, para então, prosseguir à sua pintura com maior liberdade e inspiração.


Para participar desse encontro você:


  • Não precisa ser artista nem já ter experiências anteriores com arte,

  • Não precisa ter conhecimentos prévios de Aquarela;


Mas se você É artista e/ou já sabe um monte sobre aquarela, você também pode participar - colhendo os frutos de um encontro que tem como objetivo principal resgatar aspectos do seu inconsciente, conduzindo-os à integração destes à sua consciência - proporcionando então processos internos de transformação pessoal.



Conheça algumas das possibilidades que esse material nos permite vivenciar:






Confira alguns dos depoimentos trazidos por mulheres que já fizeram essa oficina comigo.




Receber cada um desses depoimentos foi muito emocionante e só fez com que a minha vontade de seguir sendo instrumento para o despertar desse cuidado crescesse.




As oficinas de Aquarela acontecem mensalmente e têm a duração média de 3:30hs, podendo estender-se um pouco à partir da dinâmica de trocas do grupo.


Elas acontecem 100% online, via plataforma de webconferência Zoom.


O investimento para participar é de 153,00 por pessoa e eu ofereço apenas 08 vagas pois essa é uma oficina que gosto de realizar com intimidade e espaço para que haja trocas proveitosas.


O pagamento se dá por transferência bancária ou pix.


Para participar do nosso próximo encontro, basta CLICAR AQUI, preencher o formulário e aguardar eu entrar em contato para efetivar a sua inscrição.



Após preencher o formulário aproveite para assinar a minha newsletter para ficar sabendo com antecedência não só dessa oficina, mas também de tudo mais que acontece por aqui.


Além do mais eu estou sempre disponível no direct, e-mail ou zap zap.


Vamos lá, se inscrever?!


Abs,

Isa Stephan.



  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • whatsapp
  • mail-2

© 2020 . eutedouaminhapaz

ETDMP_2020_Logo.png
0