• Isabella Stephan

Perguntas e respostas para você entender um pouquinho mais sobre arteterapia.

- ARTETERAPIA: o que é isso, Isa?


A Arteterapia se constitui em uma ação terapêutica que é abrangente, holística e sobretudo transdisciplinar. Ela se debruça sobre o pilar: criação, processo criativo e sobre a relação entre o sujeito que cria, o conteúdo que criado e seu processo de criação. As atividades artísticas utilizadas, configuram uma produção simbólica, concretizada por meio de diferentes técnicas expressivas. Essa materialidade permite o confronto e gradualmente, a atribuição de significado às informações provenientes de níveis muito profundos da psique, que pouco a pouco serão apreendidas pela consciência.



A arteterapia, portanto, auxilia a resgatar, desbloquear e fortalecer potenciais criativos, através de formas de expressão diversas. Ela facilita ainda que cada um encontre, comunique e expanda a seu próprio caminho criativo e singular, favorecendo a expressão, a revelação e o reconhecimento do mundo interno e inconsciente.


A AABT (Associaçao Americana de Arteterapia), a conceitua como o uso terapêutico da atividade artística no contexto de uma relação profissional por pessoas que experienciam doenças, traumas ou dificuldades na vida, assim como por pessoas que buscam desenvolvimento pessoal. Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a auto-estima, lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.


Existem diferentes linhas e correntes arteterapêuticas, cada uma com seu caminho a percorrer. A minha formação, no caso é em Arteterapia e Expressões Criativas por meio da Abordagem Junguiana e a minha pós-graduação foi realizada pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa da FACIS-SP.


- Quem pode se beneficiar da Arteterapia?


Absolutamente todas as pessoas. Jung fala que todos nós somos seres criativos e eu concordo plenamente com ele. Na Arteterapia não existe a necessidade de já ter experiência com Arte ou saber manipular materiais artísticos. Não há certo e errado, na arteterapia. Não estamos interessados na obtenção de resultados socialmente compreendidos com esteticamente desejáveis. Também não se aborda questões particulares de ordem técnica, acadêmica, nem vinculações a quaisquer escolas artísticas.



Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da arteterapia: crianças, jovens, adultos e idosos. Indivíduos, casais, famílias e grupos em contextos que incluem saúde mental, reabilitação, escolas, instituições sociais, empresas, ateliês e prática privada.


- Como é a formação de um arteterapeuta?