Quatro Elementos de Amor!

Atualizado: 4 de Jun de 2019

Acabamos de entrar em junho, mês em que comemoramos o Dia dos Namorados. Dia 12 deste mês é o dia de celebrar o amor entre apaixonadxs, dia de se aconchegar no colo do seu bem, dia de cafuné e juras ao pé do ouvido. No entanto, a data no nosso país surgiu em um contexto nada banhado pelo romantismo, sabia?


Um publicitário, chamado João Dória, em 1948, escolheu a véspera do Dia de Santo Antônio (13 de junho) para instituir uma campanha de Marketing que deu então origem posteriormente ao dia oficial de lotar os restaurantes da cidade e comprar. O objetivo por trás era de pura e simplesmente aquecer o mercado comercial que, exatamente, em junho apresentava um período de queda nas vendas.


Ainda sabendo disso tudo, eu sou dessas que acredita que celebrar é importante. Gosto da alegria que ronda as datas comemorativas e acho até que, por trás de toda essa coisa do capitalismo selvagem, a gente cria mesmo essas datas para no fundo, no fundo termos mais oportunidades de nos conectar uns com os outros. Podem até me chamar de inocente, mas eu prefiro acreditar que tudo o que o Ser Humano (no fundo, no fundo) busca é a oportunidade de Ser e Receber AMOR.


E é aqui que entra a nossa coleção "Quatro Elementos de Amor!", pensada para o Dia dos Namorados que se aproxima, mas totalmente atemporal - afinal, acreditamos que absolutamente todos os dias são oportunidade de dar e receber carinho.


Todas as matérias primas acima foram utilizadas na criação da Coleção "Quatro Elementos de Amor!"

A coleção foi criada em parceria com a Dharma Alquimia, uma marca também de Brasília, cuja missão é inspirar pessoas à fazerem mais pausas, e praticarem o auto-cuidado e a consciência em suas vidas. A Mariana Delgado, proprietária da marca, além de professora de Yoga e terapeuta integrativa, propõe por meio dos produtos vendidos em sua loja virtual, a experiência de cuidado - consigo e com o outro. A Mari é uma mulher entendida da cosmetologia natural, dos florais e da aromaterapia... Um belo dia, ela me procurou perguntando se eu queria ilustrar cartões para compôr seus kits especiais criados para o Dia dos Namorados.


Fomos conversando, nos conhecendo e depois de conhecer um cadinho mais do propósito dela e ver que ele casava bonitinho com o nosso disse: SIM. Nós duas sabíamos que o que queríamos proporcionar com a venda dos nossos produtos eram momentos de afetividade e respiro. Crescemos, então, juntas nesse caminho lindo de acesso à criatividade. Assim, a coleção foi nascendo: cheia de energia positiva e na intenção de cura das relações.


Quando recebi a proposta vivia internamente um momento de muita reflexão sobre o Amor. E tinha chegado ao lugar comum de que o amor, de apenas amor, não se bastava. É preciso também muito respeito às individualidades, cuidado diário e mútuo com a relação, oportunidades de encontros de Alma entre os amantes-inteiros e muito equilíbrio entre todas essas coisas. Foi depois de um dia bem reflexivo com todas essas caraminholas na cabeça e no coração que tive o clique de que, para criar a nossa coleção especial de Dia dos Namorados eu iria trabalhar com: poesia, lettering, aquarela e com os quatro elementos da natureza - água, terra, fogo e ar.


De que é mesmo feito o Amor? Qual a matéria-prima que compõe esse sentimento e que faz dele um dos sentimentos mais substanciais para a Existência humana? Seria o amor feito de moléculas? Que relação teria com a física quântica? Será que todo Ser Humano possui um lugar em que, em essência, é apenas amor? De que elementos esse lugar seria composto? E foi então que a idéia de trabalhar com os quatro-elementos me inundou. A natureza é a resposta. Somos absolutamente feitos de natureza. Uma Natureza divina e sábia.


Rapidamente fui ao meu jardim refúgio-de-paz e esbocei o que iria fazer. Respirei um pouco e agradeci ao Universo pelas conexões e reflexões que tive.

Era hora então de então, por meio das minhas Alquimias, trazer o que percebo como constitutivo do Amor para o concreto. Era hora de sair da subjetividade e transformar toda essa imensidão em Arte.



Naquele momento eu soube instantaneamente o verso que comporia a arte do Elemento Água.

"Que

o nosso abraço

vire mar,

pra gente se navegar!"


Soube que o lócus-inspirador seria com o Mar, afinal, seu balanço tem embalo de abraço-aconchego, bom de navegar. O Mar: exatamente aquele lugar aonde me sinto inteira e completamente cheia de Amor por mim mesma. Soube também que utilizaria na paleta de cores diferentes tons de azuis, verdes e areia. Azuis tranquilidade, serenidade e harmonia. Verde esperança, saúde, vitalidade e liberdade. Areia integridade. O Sal seria jogado sobre a aquarela úmida e as aguadas seriam densas, pois é na intensidade que o meu coração sabe a-mar. A arte do Amor-Água foi a primeira que fiz. Na astrologia a água rege a sensibilidade, o subconsciente, a flexibilidade, a nutrição e está intimamente ligada aos signos de escorpião, câncer e peixes. A Água é força primorosa na aquarela, é o movimento que guia o fluir das tintas, que ampara o pigmento e transforma o nada em elemento figurativo.


Logo depois, segui para a criação da arte Amor-Fogo.

No processo criativo, o elemento fogo, em mim, fazia de cara conexão com a energia da sexualidade.

E sexualidade é criação! Talvez exatamente porque o criar seja algo tão imprescindível à minha Vida que eu tenha pensado de cara nessa energia. Ao me ater mais de perto ao elemento, no entanto, ele foi me mostrando que era muito mais que isso. O fogo é também transformação. É delírios, pelos, pele, química, combustão, paixão. Mas é também força da Ação, luta, coragem, expansão. Está intimamente conectado aos signos de sagitário, leão, Áries. É associado ao otimismo, à força de vontade, à ascensão, à realização. Na relação somos cotidianamente chamados à queimar o que não nos serve mais e acender novas formas de nos relacionar. Há horas de engrossar o caldo e outras de abaixar a chama. E foi então depois de todo esse refletir que o poema do elemento fogo se fez.


"Que a nossa chama de amor

Me faça sempre inteira

Na brasa, encontro de paz

No fogo, calor de lareira."


O fundo da arte foi então guiado pelas cores que me remetiam ao elemento em questão: amarelo-mostarda, laranja, rosa, ocre. Amarelo é Luz, Calor, Descontração, Otimismo, Alegria. Laranja é alegria, vitalidade, sucesso, prosperidade. O rosa: romantismo, ternura. O ocre: aconchego, bem-estar, acolhimento. Utilizei ainda cinzas de um incenso de Limpeza para esfumar o centro da Arte, no intuito de levar proteção e acessar uma matéria-prima associada ao elemento em questão.




" Brincamos a Vida

Seguimos a

Rodopi-AR

Entre lu-AR-es

Cada um em

Sua constelação:

Cotidiano-

mansidão."


Então seguimos, eu e a minha Inspiração (que: - Gente, também é um bocado de TRANSPIRAÇÃO!) para o elemento AR. Esse que rege os signos de Libra, Gêmeos e Aquário. Para compor essa arte parti de ume reflexão sobre como o que mais fica das relações são aqueles momentos-sopros, que da mesma forma que vêm, vão... Mas permanecem alimentando as lembranças e guiando novos encontros de conexão. A vida é um sopro. Como em um sopro, nos apaixonamos e nos abandonamos. Instantes. E o ar, trás exatamente essa energia da transitoriedade, do efêmero. É um elemento de transcendência, e ao mesmo tempo de densidade. É quente e úmido: busca subir aos céus mas há algo que o faz flanar. Está intimamente ligado à razão, ao poder da mente e do intelecto. Verbos associados a esse elemento são: transmitir, agitar, mobilizar, comunicar, oxigenar, fomentar, energizar e purificar. Nos relacionamentos, se é brisa leve trás prazer, bem-estar, sossego, empatia, aconchego. Se é furacão, passa e nos faz questionar o estável levando o que já não cabe mais.



" Ao fixar-me raiz

Torno-me tua espera

Você caule,

Me leva.

Transpiramos

Em folhas.

Florescemos

paixão.

Da terra,

encontro-nutrição."


Por fim, seguimos para a confecção da arte Amor-Terra. O elemento que rege os signos de Virgem, Touro e Capricórnio. Talvez por eu ser virginiana tenha me sentido mais tocada pelo processo criativo dessa ilustração. A Terra está intrinsecamente ligada ao nosso corpo físico. É ela quem trás substancialidade, solidez, praticidade, enraizamento. A Terra nos leva ao momento presente, nos presenteia com a firmeza, aterra. É ainda um elemento profundamente relacionado ao feminino, à sensualidade, aos prazeres terrenos e à segurança material e sentimental. Produzir, manter, formar, construir, estabelecer, conter, limitar são verbos que trazem conexão ao elemento em questão. Nos relacionamentos, a metáfora do jardim (apesar de um tanto clichê), me parece de fato um tanto quanto importante. A interação entre amantes se torna absolutamente tudo o que se enraiza, planta, colhe, rega. Um jardim abandonado é terreno fértil para ervas daninhas. Um jardim em que adubamos mais do que o necessário, queima as raizes que nutrem as plantas. Em um jardim equilibradamente nutritivo cada plantinha segue o fluxo da Natureza Mãe e se alimenta do que a terra fértil trás. Árvores, plantas inteiras, quando bem nutridas, crescem, reproduzem-se e florescem. Florestas se formam com a sagacidade e presença do Universo. Que possamos nutrir nossos jardins internos, para então, semearmos os jardins das relações.


Que processo, gente! Aprendi um bocado com isso tudo e agora estou aqui, fazendo o que mais amo fazer: jogando tudo isso para o universo em forma de purpurinas e afeto. Eu espero que vocês tenham gostado da coleção e que assim como ela transformou um cadinho a minha vida, transforme também a de vocês. Nossas artes originais e cartões-poéticos já estão no ar, para vocês comprarem pela loja virtual.


Estamos ainda com uma parceria linda com a Molduraria Casa da Moldura e para vocês que são aqui de BSB e têm interesse nas artes originais vou contar que haverá a possibilidade de adquiri-las já emolduradas do jeitinho que você escolher. Só me mandar um direct no insta @eutedouaminhapaz ou um e-mail aqui mesmo pelo site na aba "encomendas personalizadas.


E por fim, queria contar à vocês que até o dia 12 de junho com o CUPOM "SOLOVE" vocês ganham 10% de desconto em quaisquer ilustrações - incluindo as artes originais ainda disponíveis!




INSCREVA-SE TAMBÉM NA MINHA NEWSLETTER E FIQUE SABENDO DE TUDO O QUE ROLA EM PRIMEIRA MÃO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • whatsapp
  • mail-2

© 2020 . eutedouaminhapaz

ETDMP_2020_Logo.png
0