Receita: Bouquet de Boa Sorte!


Bouquet de Boa Sorte prontinho!

Meu jardim chamou. Vou ali, colho umas folhas de capim-limão. Aproveito para lhe afundar as raízes. Tomo cuidado, porque ele pode cortar. A Sálvia cresceu, hein? Me lembro como ela era pequenininha quando veio morar conosco. Corto um único galhinho. O pé de manjericão virou árvore e está cheio de flores. Uau! Tantas folhas e flores para carregar estão lhe curvando os galhos.

Me lembro das pessoas que ao envelhecer vão criando corcundas. Colho os galhinhos assim, tortinhos mesmo.

Mas deixo as flores no lugar. O alecrim perfuma de um jeito que toma de conta do canteiro por inteiro. É um cheio que faz cócegas no coração.

Como ele tá bem firme, dá para colher uns galhos à mais. Dou a volta na casa pelo portão dos fundos até a minha mini-plantação de lavandas. Hoje ela está florindo pouco. Colho só um galhinho mas o frescor da lavanda parece que me percorre toda.

Aproveito para afrouxar os cadarços e pisar no chão.

Sento-me com a mangueira ligada bem em frente que é pra sentir o bem que esse perfume me trás. A certeza da calma. Ao entrar em casa, ainda esbarro com o recém-chegado vasinho de arruda bem rente à porta. Coloquei ele ali que é pra nos proteger de todo mal. Amarro tudo em um laço de fita cor-de-rosa,

cor-do-amor. E eis meu bouquet de boa-sorte. Fico a pensar é na sorte que temos de viver cercada por terra e admirada com a grandeza de Deus que faz as ervas pegarem e crescerem. Escolho um canto bem especial na casa e ali o bouquet se instala em um jarro. Teremos perfume e

boa sorte a semana toda. . O Bouquet de Boa Sorte foi composto por seis ervas aromáticas, plantadas pelas minhas mãos. Colhidas por mim também.

São elas: a sálvia, o manjericão, o alecrim, a lavanda, a arruda e o capim-limão.

Cada uma delas tem um cheirinho pra lá de especial. Além disso, são medicinais e dizem as bruxas que tem poder espiritual - cada uma de uma coisa diferente.

Você já conhece essas bonitezas? Senão, vamos juntos embarcar nessa.

.


Essa é a SÁLVIA!


Ela é uma plantinha arbustiva, medicinal, boa para um bocado de coisas. Ajuda no alívio de aftas, bronquite, caspa, catarro, gengivite, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes, indigestão e ondas de calor que são muito comuns na menopausa. Também pode ser usada como um estimulante da memória e normalizador do ciclo menstrual. Além disso, ela também é usada em temperos e como conservante e antioxidante de alimentos. Eu adoro as folhinhas da Sálvia, porque elas são aveludadas e tem uma textura super gostosinha. Aqui em casa ela fica no local que separamos para a horta. Está plantada no chão, mas ficaria bem em Valinhos, se você mora em apto. Ela gosta de rega diária e solo bem adubado. A nossa custou a crescer. Plantei ela pequena e ela só evolui mesmo quando melhoramos nas regas e no cuidado do solo.


Esse é o super conhecido (e queridinho) MANJERICÃO.


Só de olhar fico pensando em pesto, em macarronada, pizza, no frango ao molho de manjericão que Niklas fazia antes de ser vegetariano... Hmmm! O cheiro do manjericão é inigualável - o que o torna facilmente reconhecível. Ele cresce bem em vasinhos e é super fácil de tirar mudinha. Foi na casa de alguém que tem um pé de manjericão? Pede permissão para arrancar um galho. Chega em casa e coloca na água. Você vai ver que bem rapidinho ele começa a criar raizes. Aí é só botar numa terra bem adubada, molhar com frequência e partir pro abraço. Quando plantado no chão ele cresce que é uma beleza. Aqui em casa ele cresce na horta e vive florindo. Acho uma preciosidade as florzinhas do pé de manjericão. Quando as folhas estão novas elas ficam arroxeadas. Faz aquela tríade de verde, roxo e branquinho (da flor) que é uma delícia de ficar admirando. As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória. Como vocês podem ver, ele cura um montão de coisas, mas confesso que o que mais me fascina nele são suas propriedades de cuidados espirituais. O manjericão atua diretamente na aura, proporcionando a sensação de tranquilidade e leveza. O banho de manjericão aproveita o que essa erva tem de melhor, trazendo resultado imediato na limpeza de energias negativas e de baixa vibração. Para um banho de descarrego de energia negativas, vale juntar o manjericão e o sal grosso. Enquanto o sal grosso vai retirar todas as impurezas energéticas o manjericão trás purificação.


Esse é o ALECRIM.


O aroma do alecrim é um dos meus favoritos na vida (empatadinho com o de lavanda). O alecrim tem essas pequenas folhinhas grossas, fininhas e ao florescer dá pequenas flores brancas. Cresce bem em vasinho e melhor ainda no chão. Dizem que casa aonde pega o alecrim é casa que tá bem protegida. Dei sorte aqui, porque o meu pegou de primeira! Assim como o manjericão ele também é fácil de fazer muda e vc pode roubas galhinhos da casa de um amigo p/ replantar na sua casa. Eu sou a maior ladra de mudas e juro que pratico o crime sem culpa pois sei que na verdade é só uma questão de reproduzir e deixar o planeta mais verde! Agora cuidado: não é sempre que dá pra roubar muda! A plantinha tem que estar bem vistosa! De novo ao sentir o cheirinho do Alecrim lembro das comidinhas do Master Chef aqui de casa: legumes ao forno com alecrim e peixe no geral com alecrim dão pratos deliciosos. O Alecrim é também uma erva que pode auxiliar em várias questões de saúde:  combate à tosse, gripe e asma; equilibra a pressão arterial; auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões (a partir do uso em compressas); contém substâncias as quais ajudam na perda de peso e é um diurético natural.

Tomar chá no período menstrual, ajuda a aliviar os sintomas de cólicas. Ele também reduz gases intestinais; estimula o cérebro, a memória e purifica o inconsciente; combate o cansaço físico e o estresse do dia a dia; estimula nossa consciência, ajudando nas tomadas de decisões; ativa nosso processo de concentração; é ótimo para dores de cabeça e faz uma verdadeira limpeza em nossos sentimentos e pensamentos. O alecrim combate a tristeza, o medo, a depressão; age na limpeza de nosso espírito; possibilita a lembrança de nossos bons sonhos noturnos; promove a saúde de nossa memória e estimula a expansão mental. O banho com alecrim dá um UP na nossa energia, quando ela está mais baixinha, trazendo vitalidade e alegria.


Ah! A LAVANDA...


É assim que fico quando chego pertinho da minha plantação de lavandas. Elas ficam na frente da casinha/ateliê e trazem para o cantinho aonde estão instaladas um perfume sem igual. Eu sou LITERALMENTE, a #loka da lavanda, a ponto de todos os produtos de limpeza aqui serem feitos a partir dessa erva. Além de muito cheirosas, elas são incrivelmente lindas . Eu as acho também super românticas com a exuberância das suas flores cor lilás. Chá de lavanda, biscoito de lavanda, bolo com lavanda... Sabia que tudo isso é possível? A Lavanda também tem inúmeros benefícios, mas pra mim o mais especial e significativo é o efeito de acalmar. Em suas propriedades químicas e energéticas, a lavanda trás o poder de ajudar na superação da insônia, da depressão e da ansiedade. Ela é uma planta que atua principalmente na região da garganta - o quinto chacra. Ela também é chamada de Alfazema (Uai! Alfazema é lavanda? É sim!) e seus cuidados medicinais também se destinam a melhora de dores ligadas ao sistema digestivo e irritabilidade das mucosas do estômago. Ela é restauradora e ajuda na recuperação e cicatrização de mordidas de insetos e outros efeitos benéficos a saúde. No meu jardim o canteiro de lavandas é regado diariamente e elas ficam em um local onde


CAPIM-LIMÃO OU CAPIM-SANTO?


Tanto faz. Os dois são nomes dados para a mesma plantinha que tem em tudo que é quintal de vó. Essa plantinha que eu acho a cara de cidade de interior é fácil de ser encontrada e tem um cheiro também super característico. Adoro o chá, quente ou gelado.  cheirinho dele fervendo na panela perfuma a casa toda e é uma baita experiência sensorial. O capim-santo é muito usado para tratar problemas digestivos e do estômago. Dentre seus benefícios espirituais, diz-se que o capim limão auxilia na concentração, contribuindo no enfrentamento da procrastinação, evitando distrações e adiamentos. Entretanto, vale redobrar a atenção ao colher o capim-limão pois as suas folhas são cortantes. Eu sou a rainha de me enfiar na moita de capim-limão e sair toda cortada. Também é importante ter cuidado ao incluir suas folhas cruas como ingrediente de sucos ou outros quitutes pois suas folhas cortantes podem causar desconforto intestinal. Para evitar qualquer mal-estar, após bater o capim no liquidificador, coe o preparo duas ou três vezes antes de ingerir. A fitoenergética diz ainda que o capim-limão ajuda na eliminação de pesadelos, insônia, ansiedade, nervosismo e irritação mental; traz um sono vitalizador e energizante; gera harmonia e limpa os estados obsessivos. 


Por fim, aqui vem a Arruda!

Há umas duas semanas comprei um vasinho de arruda para ter na porta aqui de casa. Lá é um local que recebe sombra em uma parte do dia e sol em outra parte. Costumo rega-la diariamente. Como falei lá em cima, ela ajuda à proteger a casa da gente (e a gente) de todo mal. Há séculos é utilizada em rituais de benzimentos... Além disso, ela também é uma planta medicinal que tem efeito sob os vasos sanguíneos, cistos e pode ser utilizada como inseticida. Ela é ótima também no tratamento de varizes, é vermifugo, combate piolhos, pulgas, sarna e vermes (As mães de piolhentos piram!!!!). Ajuda ainda a tratar dores reumáticas, auxilia na regulação do ciclo menstrual auxiliando-a a descer, quando está atrasada. Aqui em casa a arruda

.

.

Todas essas ervas possuem propriedades fitoterápicos e energéticas. Elas podem ser consumidas em chás, emplastros, banhos, sucos, alimentos... No entanto, aqui, o meu objetivo era só trazer para vocês um pouquinho mais de conhecimento sobre elas, sobre como cuido das minhas e sobre como com plantinhas simples de serem achadas vocês podes montar um bouquet lindo e energizante para enfeitar o lar de vocês. Atenção! O uso inadequado das plantas podem trazer efeitos-colaterais e até envenenamento. Exatamente por isso, é importante você procurar fontes seguras de manejo das mesmas ao produzir algo para ser ingerido. Para os banhos, há várias receitinhas na Internet. É só procurar. Juntando todas elas vocês tem um bouquet incrível para enfeitar, perfumar e proteger a casa de vocês. 


Espero que vocês tenham curtido as dicas de mais um #eutedouaminhaflora !


Abraços,

da Isa.

INSCREVA-SE TAMBÉM NA MINHA NEWSLETTER E FIQUE SABENDO DE TUDO O QUE ROLA EM PRIMEIRA MÃO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • whatsapp
  • mail-2

© 2020 . eutedouaminhapaz

ETDMP_2020_Logo.png
0